Bloco EURECA - Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Durante a maior festa popular brasileira, a folia engajada do Eureca leva às ruas de São Vicente não só a alegria de centenas de crianças, adolescentes, educadores e representantes da rede social: leva também uma importante discussão em torno da defesa dos direitos humanos. Convidamos você a fortalecer este processo de mobilização social para garantia do cumprimento da legislação sobre crianças e adolescentes brasileiros, o ECA.
Criado em 1991 pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco Eureca sai às ruas para dar o primeiro grito de carnaval no município de São Bernardo do Campo. Desde 2006, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a rede de garantis de direitos de São Vicente participa desta ação e multiplicou o movimento, organizando a versão Eureca Litoral, coordenado pelo Camará. Este ano, o objetivo é ampliar e fortalecer a mobilização na Baixada Santista.
A cada ano, o Eureca aborda uma temática relacionada ao Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal 8069/90, sendo a primeira delas uma comemoração pela conquista do ECA.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Comissão de Frente
O ECA (...o que é essa lei)
Grande livro, abrigando pessoas que se abre e revela as leis (pessoas com frases – leis), indicando a existência absoluta e constitucional do ECA.
Segunda ala
A Conquista
Grande volume de crianças festejando e dançando a aprovação do ECA diante de um parlamentar (bonecão do Ulisses Guimarães o “Senhor Constituinte”) - referência a grande participação de crianças e jovens na mobilização para a intituição do ECA.
* Em 1986 houve o Iº Encontro Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, que reuniu 430 crianças, e possibilitou através de seus participantes uma inédita manifestação de afirmação de direitos: meninos e meninas de rua se pronunciam no Congresso Nacional buscando o reconhecimento de direitos para o universo da infância e da adolescência brasileiras
*Alas 3 e 4 pretendem apontar as perspectivas e desafios sociais a partir da instituição do ECA, ou seja, que sociedade pode ser vislumbrada a partir da legitimação das crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direito.
A Cidade Educadora
Alegorias diversas: o brinquedo e a infância; a cidade segundo o olhar da criança e o adolescente (estandartes com “planos diretores”); a importância da literatura infanto-juvenil, etc
Quarta ala
O Sistema da garantia de direitos
Talves um “Carrossel” vivo, tendo por centro as crianças que se ligam por fitas ao sistema de garantias - roda de pessoas em torno das crianças sustentando alegorias representativas das áreas de garantia de direitos; indicando a necessidade de ações para dar existência concreta ao ECA
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Enredo: 20 ANOS DO ECA E O PROTAGONISMO INFANTIL
ALUSIVO
EU SOU EURECA E VOU FALAR
O ESTATUTO TEM QUE RESPEITAR!!!!!!
EURECA NUM DESFILE ORIGINAL
CONSCIÊNCIA E ATITUDE refrão
FAZ BRILHAR O NOSSO CARNAVAL
ABRE-SE O LIVRO REVELADOR
MEU PENSAMENTO COMEÇA A VIAJAR
ECA É A LEI! TEM QUE RESPEITAR
A CONQUISTA VAMOS FESTEJAR
OLHA O BONECÃO ! É O SENHOR CONSTITUINTE
PRA ALEGRIA DA NAÇÃO
ARREBENTA BATERIA
QUERO VER ARREPIAR
EMBALANDO A MULTIDÃO bis
ATÉ O DIA CLAREAR
PORTAL DA FANTASIA
DESVENDA UM MUNDO DE MISTÉRIOS E MAGIA
CIDADE EDUCADORA
QUE ACOLHE OS FILHOS SEM DISCRIMINAÇÃO
QUERO GIRAR ! NESTE LINDO CARROSSEL
VOU EM BUSCA DOS DIREITOS
PRA TIRAR O ECA DO PAPEL