Comissão de Frente
O ECA (...o que é essa lei)
Grande livro, abrigando pessoas que se abre e revela as leis (pessoas com frases – leis), indicando a existência absoluta e constitucional do ECA.
Segunda ala
A Conquista
Grande volume de crianças festejando e dançando a aprovação do ECA diante de um parlamentar (bonecão do Ulisses Guimarães o “Senhor Constituinte”) - referência a grande participação de crianças e jovens na mobilização para a intituição do ECA.
* Em 1986 houve o Iº Encontro Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, que reuniu 430 crianças, e possibilitou através de seus participantes uma inédita manifestação de afirmação de direitos: meninos e meninas de rua se pronunciam no Congresso Nacional buscando o reconhecimento de direitos para o universo da infância e da adolescência brasileiras
*Alas 3 e 4 pretendem apontar as perspectivas e desafios sociais a partir da instituição do ECA, ou seja, que sociedade pode ser vislumbrada a partir da legitimação das crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direito.
A Cidade Educadora
Alegorias diversas: o brinquedo e a infância; a cidade segundo o olhar da criança e o adolescente (estandartes com “planos diretores”); a importância da literatura infanto-juvenil, etc
Quarta ala
O Sistema da garantia de direitos
Talves um “Carrossel” vivo, tendo por centro as crianças que se ligam por fitas ao sistema de garantias - roda de pessoas em torno das crianças sustentando alegorias representativas das áreas de garantia de direitos; indicando a necessidade de ações para dar existência concreta ao ECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário